A importância do mix do marketing na fidelização do consumidor

Na sociedade atual o comportamento do consumidor varia conforme a idade, a renda, o nível de educação e até pelo padrão de mobilidade. Há “muitas preferências” e é preciso identificar as forças ambientais que provocam influências no comportamento dos consumidores.

O consumidor é movido por necessidade, desejo, demandas e expectativas por produtos que estão associados aos princípios básicos do marketing. Partindo desse pressuposto, para se analisar o comportamento do consumidor é fundamental analisar os elementos do mix de marketing, como os 4 P’s, que são: produto, preço, praça/distribuição e promoção, os pilares básicos de qualquer estratégia.

Produto é aquilo que é produzido e leva em consideração a demanda do mercado, dos consumidores.

Preço é o valor cobrado por um produto ou serviço disponível no mercado.

Distribuição são às atividades de logística do produto, ou seja, todas as ações de responsabilidade do trajeto do produto da saída da linha de produção da fábrica até a chegada ao consumidor final. Portanto, a distribuição está associada diretamente a praça, o local onde o negócio está estabelecido.

Promoção são às estratégias de comunicação do produto no mercado, mais conhecida na atualidade como composto de comunicação ou estratégia mercadológica.

As empresas independentes do segmento em que estão inseridas, esportivo, industrial, alimentício, automobilístico, construção civil, bebidas, cigarros, refrigerantes ou seguros, precisam identificar no consumidor uma oportunidade de novos e promissores negócios. Para se ter um consumidor promotor é necessário que sejam atendidos os 4 Ps do marketing, criando uma rede de relacionamento, confiança e vínculo que alcance a lógica do encantamento.

Neste contexto é necessário e vital que o planejamento estratégico e o plano de marketing das empresas estejam alinhados e em sintonia com a pesquisa de mercado, para que os objetivos sejam alcançados.

Para o sucesso desses instrumentos de gestão: como planejamento estratégico, pesquisa de mercado e plano de marketing é preciso levar em conta quatros aspectos primordiais do ambiente interno e externo, que são as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades, a não compreensão destes quatro elementos pode levar qualquer ação ao insucesso.

A empresa que conseguir compreender como os consumidores respondem aos vários estímulos de marketing, as diferentes características dos produtos, preços e apelos de comunicação terão uma grande vantagem sobre seus concorrentes. Pois estará “sempre um passo à frente” quem identifica as necessidades atuais e futuras, melhora o relacionamento com os clientes e obtém a tão desejada “confiança” e “fidelidade”.

 

Izan Müller da Silva, cientista da área da gestão, formado em administração de empresas e especialista em Gestão de Projetos. É desafiado por projetos complexos, em que consiga transformar números em conhecimento. Como analista esteve à frente de projetos para Ecosul, Triunfo, AGERS, Fisa, Labore, Sil Ambiental e Grupo Solvi.

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