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As ferramentas virtuais a serviço da pesquisa

A chegada do marketing digital revolucionou a forma de comunicação das empresas com seus consumidores. Há menos de duas décadas era privilégio de poucas marcas o desenvolvimento de softwares especializados para captar e ampliar o número de clientes, mas hoje em dia, esse potencial está ao alcance de toda e qualquer empresa. Isso torna o jogo entre as marcas mais competitivo e interessante, gerando a necessidade dos empreendedores identificar as melhores ferramentas para atingir seu objetivo principal.

O marketing digital é focado nas pessoas e faz com que as empresas estabeleçam uma boa convivência com o seu público no meio online garantindo a fidelidade à marca. É como se houvesse uma inversão na lógica do marketing tradicional (empresas correm atrás de seus clientes e o objetivo é tão e somente a venda). No marketing digital, ao contrário, as pessoas são agentes de seus interesses, procurando por elas mesmas seus serviços e produtos desejados junto às empresas que se identificam, que “falam sua língua”. É um marketing especializado, direcionado para seu público-alvo.

Neste atual cenário, observa-se uma infinidade de ferramentas de marketing digital no mercado que permitem a análise do perfil e do comportamento do usuário/ consumidor. Entre elas, três principais que vão ajudar a impulsionar os negócios e melhor posicionar a empresa no meio virtual:

Google Analytics: Diferencia-se das demais por ser uma ferramenta digital gratuita e que possibilita ao empreendedor o monitoramento das visitas dos usuários nos sites de internet e aplicativos, permitindo a obtenção de informações como idade, gênero, interesses e afinidades do usuário pelo mercado.

Hotjar: Além de ser mais uma ferramenta de monitoramento que viabiliza o mapeamento da visita do usuário no site da empresa, ele indica as áreas de maior interesse dos visitantes. O instrumento confere as zonas que receberam a maior quantidade de cliques no site, grava a sessão de mapeamento por onde o cursor do usuário passou, além de possibilitar a seleção de usuários para testes de experiências.

SimilarWeb: Excelente ferramenta para reunir dados sobre empresas concorrentes. Essa plataforma utiliza sua tecnologia para mensurar, analisar e providenciar estatísticas de envolvimento de usuários para websites e aplicativos.

Entender o comportamento e as preferências do consumidor no meio digital é a garantia do fortalecimento dos laços empresariais, pois identificar por onde as pessoas navegam e mensurar o tempo que estão suscetíveis aos impactos da internet dá a uma empresa a capacidade de planejar ações específicas para impulsionar ações no mundo dos negócios voltados para resultados.

Junto as várias ferramentas digitais surgidas para monitorar/ ajudar um empreendedor, as pesquisas de opinião e de mercado são vitais para o planejamento e o plano de marketing de uma empresa, linkando o mundo real ao virtual, identificando as características dos consumidores e ajudando no estreitamento com a marca. Com a junção destas ferramentas é criada a possibilidade das empresas se comportarem e comunicarem da mesma maneira que agem os seus consumidores, oferecendo “exatamente aquilo que é esperado de uma marca”.

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