Avaliação Governamental e de Políticas Públicas

< voltar

Índice de Satisfação com os Serviços Públicos

  • Monitora a imagem do governo;
  • Verifica como os cidadãos percebem a qualidade dos serviços públicos;
  • Avalia a satisfação com diversos serviços públicos de maior impacto no cotidiano dos cidadãos, no geral da cidade e específico por bairros/ regiões;
  • Compõe um importante aspecto da qualidade de vida, tal qual a mesma é percebida pelos cidadãos;
  • Testa a posição da opinião pública sobre temas polêmicos.

Principais itens avaliados em um estudo de avaliação de governos e serviços:

Avaliação da Administração Municipal

  • Avaliação da atuação da Administração Municipal;
  • Avaliação da atuação do Prefeito;
  • Grau de aprovação da maneira de administrar do Prefeito;
  • Avaliação do rumo político da cidade;
  • Pontos positivos e negativos da Administração municipal;
  • Grau de confiança nas instituições Municipais (Executivo, Legislativo, Judiciário entre outras);

Avaliação dos Serviços Públicos

  • Avaliação de projetos, programas de governo e/ou de políticas sociais aplicados na administração;
  • Avaliação da viabilidade de programas, projetos ou metas a serem implementadas futuramente;
  • Diagnóstico das necessidades e/ou experiências da população quanto a projetos, programas de governo e/ou políticas sociais a serem aplicadas.
  • Diagnóstico do perfil socioeconômico (gênero, renda familiar, educação formal, faixa etária, ocupação profissional...)

Avaliação da Imagem do Parlamentar

  • Diagnóstico do poder Legislativo, da bancada de um partido ou de mandatos específicos com base nos princípios constitutivos da opinião pública:

a) Avaliação da imagem do(s) parlamentar(es);

b) Diagnóstico da atuação do parlamentar;

c) Monitoramento da eficiência da administração de imagem do(s) parlamentar(es).

Testes de Opinião Pública para o Legislativo

  • Diagnóstico da opinião pública sobre projetos polêmicos (com caracterização por grupo social, religião, raça, situação ocupacional e local de moradia);
  • Avaliação de demandas sociais e/ou políticas públicas com diagnóstico por bases eleitorais e perfil socioeconômico;
  • Diagnóstico das principais reivindicações e/ou demandas da população eleitora;
  • Avaliação da opinião pública sobre temas polêmicos e/ou debate com correlação entre intenção de voto, partido político, posição ideológica entre outras variáveis pertinentes as necessidades de diagnóstico do mandato ou bancada.

Desenvolvimento de Indicadores de Desempenho

Consultoria técnica que visa o mapeamento da atuação do gestor público com o objetivo de construir metodologias que permitam a elaboração de indicadores de desempenho, que podem ser auto-gestionados pelo gabinete do parlamentar. Esta consultoria técnica divide-se nas seguintes etapas:

  • Diagnóstico dos serviços que podem ser mensurados;
  • Elaboração dos instrumentos apropriados;
  • Elaboração da metodologia de aferição;
  • Treinamentos das equipes que gestionarão os instrumentos de avaliação;
  • Elaboração da metodologia de análise dos indicadores.

Pesquisa de Demanda de Políticas Públicas

Tem por objetivo avaliar o interesse de uma comunidade por determinada política pública a ser implementada ou investigar as necessidades de uma comunidade ou grupo social por políticas públicas.

Pesquisa de Satisfação com Políticas Públicas

Este tipo de pesquisa visa avaliar a satisfação dos beneficiários ou integrantes de uma rede de assistência social sobre determinada política pública. Este tipo de estudo pode ser realizado de forma painel, retornando aos mesmos entrevistados ao longo de um período e avaliando a evolução da política, mapeando os pontos positivos e negativos.

Investigação de demandas sociais e de infraestrutura

Este tipo de estudo indica as principais necessidades e recorta as demandas sociais da população em estudo. Também delimita as principais prioridades de infraestrutura, sociais, econômicas ou associativas da comunidade.

Diagnóstico e caracterização de perfil socioeconômico-cultural

Indicado para a implantação de políticas ou projetos sociais com uma determinada comunidade ou sociedade. Neste tipo de investigação realiza-se uma radiografia das condições materiais e culturais da população em estudo.

Diagnostico de identidade social e cultural

Tem o objetivo de avaliar os elementos de identidade social e cultural de um grupo ou de uma comunidade. Identifica os sistemas de valores e crenças e retrata de forma descritiva os principais elementos. Este tipo de estudo pode ser realizado de forma quantitativa e também utilizando a observação direta ou a observação participante.

Pesquisas sobre temas polêmicos (avaliação da opinião pública)

Este tipo de pesquisa social, de caráter sociológico ou antropológico, tem por objetivo testar a posição da opinião pública sobre determinado conteúdo, como por exemplo, relativos a temas que alterem leis ou que atinjam o sistema de crença da população.

Pesquisa sobre violência e situação de risco

Visa a identificação da sensação de insegurança de uma população, mapeando os principais temores, bem como, as principais violências sofridas. Identifica e organiza os públicos alvos vulneráveis em determinada comunidade.

Pesquisa Social Brasileira e Estudo Eleitoral Brasileiro

Na área de pesquisas sociais os sociólogos e cientistas políticos do IPO – Instituto Pesquisas de Opinião coordenaram a PESB (Pesquisa Social Brasileira) e o ESEB (Estudo Eleitoral Brasileiro) nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A coordenação geral da PESB esteve sob a responsabilidade do Professor Alberto Carlos Almeida.

A PESB seguiu os moldes do General Social Survey norte americano. O objetivo é formar uma série de dados sociais a longo prazo, sendo que a PESB é dividida em 4 módulos, cada um com temas diferentes.

O ESEB é uma pesquisa pós-eleitoral baseada em amostra probabilística da população brasileira, que segue parcialmente o modelo do National Election Studies (NES) norte-americano e do The British Election Studies. Os dados coletados são típicos da ciência política e da sociologia: valores, percepções e visões de mundo relacionados com a política e com as instituições sociais. O foco da pesquisa é identificar e aprofundar as múltiplas explicações do comportamento eleitoral e será realizada a cada quatro anos, coincidido com as eleições nacionais, tendo em vista a formação de uma série histórica de dados sobre comportamento eleitoral e cultura política.

© 2016 IPO - Todos os direitos reservados