Diagnósticos Político-Eleitorais

< voltar

Pesquisa de Intenção de Voto

Aplicação de baterias tradicionais da Ciência Política como: intenção de voto (espontânea e estimulada), simulações, segunda opção, rejeição, expectativa de vitória, perfil socioeconômico e geográfico do eleitor.

Pesquisa Estratégica

Realiza um diagnóstico completo conforme as necessidades do estrategista da campanha ou do governo. Visa subsidiar o planejamento estratégico. Geralmente é composta por quatro lógicas mínimas: estudo do cenário eleitoral, estudo da imagem do governo (federal, estadual e municipal) na base em questão e tendência de voto econômico, estudo das necessidades e desejos da população e avaliação de imagem do candidato em questão.

Avaliação de Horário Eleitoral Gratuito - HEG

Estudo realizado através de grupos focais, que assistem ao horário eleitoral gratuito durante sua exibição, realizando avaliações das percepções do grupo sobre o reccal, a imagem do candidato e as propostas de interesse apresentadas no HEG.

Pesquisa de Potencial e Avaliação de Imagem

Monitoramento que permite uma avaliação do capital simbólico do candidato (e de seus concorrentes), em termos de potencial eleitoral, mapeando o mercado eleitoral e de imagem (positiva e negativa). Este tipo de teste mostra a base mínima e o teto de um candidato, demonstrando inclusive a posição de todos os eleitores de uma base eleitoral sobre seu nome ou candidatura. Aplicação do MPO – Modelo Preditivo Opinião.

Imagem Institucional

Avalia a marca de uma instituição pública, analisa opiniões e coleta percepções da população-alvo a respeito de instituições públicas ou administração indireta. Este tipo de pesquisa pode ser realizado com a opinião pública e com a opinião política (formadores de opinião).

Pesquisa de Percepção e Avaliação de Candidato

É realizada com o objetivo de avaliar questões simbólicas junto a um grupo de eleitores. Neste tipo de pesquisa extraem-se sentimentos, percepções e avaliações dos eleitores em relação a um candidato, a um partido, a uma administração ou, ainda, a uma dada situação política. Pode-se testar a eficiência de propagandas, discursos, imagens, peças publicitárias, slogans, jingles, etc.

Definição do Perfil Ideal, Características e Imagem

Verifica o imaginário social da população em estudo, decifrando o sistema de crenças e conjuntos de valores. Investiga questões ligadas às características e a imagem que os eleitores idealizam em torno de um político ideal. Na sequência são realizados testes sobre o candidato e avaliada qual a proximidade do mesmo com o tipo ideal.

Pesquisa sobre Cultura Política

Tipo de estudo que visa a avaliação da opinião pública sobre questões que compõem a realidade política, seus hábitos e interesses. Estuda a posição dos eleitores sobre as questões que perpassam o Estado Democrático de Direito: como democracia, representação política, sistema partidário, processo eleitoral entre outros.

Pesquisas sobre Participação Política

Estudo que objetiva monitorar o grau de participação política e associativismo de uma determinada comunidade, categoria, cidade ou região. Importante ferramenta para compreensão da cultura de participação e das possibilidades de motivação e mobilização.

Sondagens de Questões Temáticas ou Polêmicas

Investiga a posição da população a respeito de um tema polêmico que esteja na agenda dos debates políticos/ públicos. Monitora os principais meios de informação e de influência, estabelece os elementos e os argumentos de constituição discursiva e instrumentaliza ações de desconstituição do discurso.

Pesquisa sobre relacionamento com a Internet

Monitora o comportamento e as tendências dos eleitores com a Internet, verificando seus hábitos cotidianos, sites de pesquisa, acesso a e-mails, conteúdo de preferência, redes sociais utilizadas. Visa entender a tendência do eleitor que utiliza a Internet e prospectar a importância desta ferramenta no processo de participação política.

Identificação de Lideranças

Pesquisa que identifica as lideranças de um determinado bairro, cidade e região, mapeando a percepção da população sobre seu perfil e capacidade de mobilização. Estudo importante para estratégias eleitorais e implementação de políticas.

© 2016 IPO - Todos os direitos reservados