Modelo Preditivo de Opinião

< voltar

Por princípios teóricos as escolhas eleitorais seriam processadas através de critérios políticos (preferência partidária, ideológica, de classe, região ou de grupo social). Entretanto, tanto os estudos quanto os resultados das urnas demonstram que existem outros critérios que condicionam as escolhas eleitorais.

A maioria dos eleitores vota na pessoa do candidato em detrimento do partido político. O voto é dado à pessoa do candidato em função de sua imagem e de seus atributos simbólicos.

Mas como compreender as escolhas eleitorais em um cenário cada vez mais complexo?

Tendo em vista a conjuntura cada vez mais competitiva, simbólica e midiática das campanhas eleitorais, o IPO desenvolveu um MODELO PRÓPRIO de análise que se denomina Modelo Preditivo Opinião - MPO.

Este modelo monitora o desempenho e o potencial eleitoral e de imagem de um candidato, mostrando não só a intenção de voto, como também o comportamento do eleitor com relação a imagem dos candidatos. Por sua natureza, este modelo de análise instrumentaliza e direciona as estratégias de ação e o marketing político em uma campanha eleitoral.

O Modelo Preditivo Opinião é composto por um conjunto de variáveis:

  • Intenção de voto;
  • Intenção de voto estimada;
  • Grau de conhecimento positivo e negativo;
  • Rejeição e grau de desconhecimento do candidato.

O Modelo pode ser utilizado para analisar exclusivamente um candidato ou pode ser aplicado, comparativamente, a um conjunto de candidatos. Ele é aplicado a uma amostra total da população e apresentado um diagnóstico completo da situação do candidato na base eleitoral estudada. Proporciona um acompanhamento do desempenho político-eleitoral de um candidato que pode ser medido mensal, bimestral e anualmente.

O Modelo Preditivo Opinião mede:

  • O Índice Positivo - É o índice que o candidato tende a alcançar, no caso de realizar uma campanha estrategicamente articulada.
  • O Índice Negativo - É o índice que dificulta ou impede o crescimento do candidato e que precisa ser convertido em índice positivo.
© 2016 IPO - Todos os direitos reservados