Nota de esclarecimento do IPO

Por solicitação das Federações do Estado (Fecomércio, Fiergs, Federasul, Farsul e Agenda 2020), o IPO – Instituto Pesquisas de Opinião realizou uma pesquisa estadual sobre os principais temas do pacote de medidas do Governo Sartori. Com ampla divulgação na imprensa, o estudo seguiu rigorosamente os requisitos de metodológicos e todos os detalhes técnicos da amostra foram disponibilizados no relatório, encaminhado aos veículos de comunicação.

Causou surpresa que o Conselho Regional de Estatística da 4º Região (CONRE) questionasse os dados da pesquisa, através dos meios de comunicação, tão-somente pelo fato de o Instituto não ser registrado nessa entidade. A “atividade fim” do IPO é a pesquisa relativa às ciências sociais e humanas, que contempla uma variedade de profissões habilitadas a atuarem com pesquisa, sendo a estatística apenas uma “atividade meio”. O argumento utilizado pelo CONRE baseou-se na lei federal que regulamenta a profissão de estatístico, que remonta à época do regime militar, e que possui diversos artigos conflitantes e sobrepostos com as demais regulamentações profissionais que atuam na área de pesquisa.

Em momento algum, o CONRE entrou em contato com a IPO para solicitar o nome do estatístico responsável e o plano amostral. Para uma entidade que se coloca como “responsável pela qualidade das empresas de pesquisa”, é de se pensar se esse questionamento midiático não possui caráter político, visto que no mesmo dia, outras pesquisas realizadas por institutos sem filiação no Conselho foram publicadas, e nenhum questionamento público foi feito quanto a elas.

Considerada uma das maiores empresas de pesquisa da Região Sul do Brasil, o IPO reitera que sua atuação está pautada em princípios científicos e na gestão da qualidade, com processos definidos, roteirizados, com coleta digital georeferenciada e com capacidade de aferição. Associado à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e à Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM), atua há 20 anos no ramo com seriedade e transparência.

 

No Comments

Post A Comment

© 2016 IPO - Todos os direitos reservados