Pesquisa Mercadológica e de Marketing

< voltar

Pesquisa de Marketing

Pesquisa que visa a coleta de informações sobre determinado mercado. A sistematização da informação é vital para a tomada de decisão e a pesquisa de marketing subsidia a compreensão do mix de marketing, investigando, por exemplo, a avaliação do consumidor em potencial: pelo produto, preço, praça, promoção, etc. Este tipo de estudo pode ser realizado de forma descritiva e explicativa como uma ferramenta importante do plano de marketing.

Pesquisa de Potencialidade de Mercado

Procura diagnosticar o potencial de expansão do mercado de um produto ou marca, as características e o perfil dos consumidores. Investiga os segmentos não atendidos ou os segmentos descontentes com determinado tipo de produto ou serviço.

Análise da Concorrência

Tem por objetivo o monitoramento dos concorrentes através de estudos contínuos (tipo painel) com seus consumidores, como forma de compressão da leitura dos clientes sobre o mercado. Este tipo de estudo permite ganhar vantagem competitiva, prever mudanças e reduzir incertezas no processo decisório.

Pesquisa de Segmentação de Mercado

Este tipo de pesquisa é composto por duas etapas: primeira em dados primários e a segunda em dados secundários. Procura mapear os possíveis segmentos (aplicando diferentes critérios) e identificar os fatores que diferenciam os vários grupos de consumidores.

Pesquisa de Intenção de Compra

Este tipo de estudo objetiva a análise de tendência ou predição de comportamentos as vésperas de atividades festivas (como Natal, Páscoa, dia das mães, pais, namorados, etc). Também subsidia avaliação de campanhas promocionais, onde se prospecta as possíveis intenções de compra, após estímulos promocionais.

Pesquisa de Motivações de Compra e Consumo

Este tipo de pesquisa procura compreender as motivações dos consumidores em relação a determinado produto ou prática. É especialmente indicado antes do lançamento de novos produtos ou para avaliar produtos que sofrem mudanças constantes, em função de avanços tecnológicos, por exemplo.

Pesquisa de Satisfação do Cliente

Monitora o grau de satisfação dos clientes em relação a um determinado produto ou serviço. A pesquisa de satisfação pode ser realizada com os clientes de determinada empresa ou organização e com os clientes da concorrência, permitindo parâmetros de comparação. Esta pesquisa é construída em módulos, ao passo que toda a empresa ou organização é avaliada de forma integrada e, também, com análises segmentadas.

Pesquisa de Mercado para Estudos de Viabilidade Econômica

Pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para os estudos de viabilidade econômica, subsidiando o plano de negócio ou as análises de estratégias mercadológicas.

Teste de Produtos em Lançamento de Embalagem, Degustação

Apresenta-se e testa-se um produto ou embalagem a grupos de referência, avaliando o produto, observando a percepção, a credibilidade e a conceituação que este produto gera no consumidor. Este tipo de teste pode ser realizado em sistema de flagrante de compra, central location, salas de espelhos ou clínicas.

Pesquisa em Ponto de Venda (PDV)

Este tipo de pesquisa pode ser realizado de várias formas. Pode ser realizado um estudo com os representantes do ponto de venda (gerentes ou responsáveis pela compra) para avaliar toda a relação entre o ponto de venda e a indústria (avaliando os produtos e serviços). Outro formato comum é a realização de entrevistas com consumidores no ponto de venda, avaliando determinado produto e seus concorrentes.

Pesquisa Comportamental (diagnóstico do comportamento do consumidor)

Tem o objetivo de mapear o comportamento do consumidor, usuário de determinado produto ou serviço. Este tipo de estudo tem a capacidade de monitorar mudanças, testar a capacidade de novos produtos e apontar demandas dos consumidores.

Pesquisa de Hábitos e Atitudes

Realiza o diagnóstico da relação de um determinado público com uma categoria de produto ou serviço. O objetivo deste tipo de estudo é compreender os hábitos e o perfil dos consumidores atuais e dos potenciais consumidores.

Pesquisa no Mercado Educacional

O sucesso de um projeto educacional está diretamente associado à capacidade de perceber sua realidade e as variáveis que a cercam interna e externamente. O IPO oferece indicadores de satisfação dos alunos, professores e da própria sociedade, até a avaliação de oportunidades de lançamento de novos conceitos, produtos e serviços.

Pesquisa de Clima Organizacional

Procura identificar o conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes e que compõem o clima organizacional. Normalmente é monitorada a avaliação dos colaboradores nas seguintes áreas: comunicação, função/ papel no trabalho, objetivos/ metas e resultados, liderança e o clima organizacional da empresa como um todo.

Pesquisa de Déficit Habitacional

Investigação da necessidade de uma localidade para habitação. Este estudo pode ser realizado de forma universal, em uma cidade, ou segmentado por classe social.

Teste de Novos Empreendimentos Imobiliários

Mapeia o interesse e a capacidade de compra de um determinado público alvo ou classe social por um determinado empreendimento imobiliário. Realiza testes espontâneos (desejos e necessidades) e testes estimulados (avaliação sobre o imóvel e suas características, potencial de compra, capacidade de financiamento, entre outros).

Pesquisa Pós-Ocupação

Avalia a satisfação dos moradores (sejam proprietários ou inquilinos) de um imóvel. Avalia todos os aspectos do empreendimento: relação com a construtora e/ ou imobiliária; qualidade da edificação; qualidade do imóvel; instalação elétrica, instalações hidro sanitárias; estética dos materiais de acabamento interno/ externo; área de lazer e/ ou de convívio social.

Pesquisas de Origem e Destino (Pesquisa O-D)

As pesquisas de O-D são realizadas com o propósito de monitorar o fluxo de determinado local. As pesquisas de Origem e Destino monitoram o motivo da viagem ou o produto adquirido ou transportado. Estas pesquisas são realizadas em eventos, festas, rodoviárias, aeroportos, estradas. O IPO detém know-how de pesquisas de origem e destino em rodovias. Este tipo de estudo é realizado com o objetivo de diagnosticar tanto os locais de origem de produção, bem como, a classificação da tipologia do produto transportado (macro e micro). Ferramenta importante para subsidiar o conhecimento de uma rodovia e o planejamento estratégico de uma concessionária, tendo em vista a predição do fluxo do próximo período.

Contagem Classificatória Volumétrica

Consiste na monitoração de uma rodovia, estrada, rua, por um período temporal determinado, com o objetivo de mapear a quantidade e a tipologia do fluxo. Instrumento importante para decisões na área de engenharia de trânsito ou no planejamento de novos empreendimentos.

Pesquisas Olfato métricas (estudo olfativo)

Análise da percepção ambiental referente a incômodos olfativos. É um método de pesquisa, por questionamentos da população, para avaliar a existência e a intensidade de incômodo ocasionado pelo odor em uma determinada comunidade.

© 2016 IPO - Todos os direitos reservados