Quanto tempo você fica navegando nas redes sociais?

Você já parou para pensar quantas horas por dia você passa rolando a timeline nas redes sociais e quanto esse tempo representa no seu dia?

O IPO – Instituto pesquisas de Opinião fez o questionamento aos gaúchos: Em média, quantas horas por dia você utiliza as redes sociais?

Verificamos que os gaúchos passam em média 3 horas por dia nas redes, ou seja, 12,5% do seu dia dedicados ao mundo virtual.

A análise por perfil socioeconômico nos demonstra que os mais jovens, de 18 a 24 anos, são os que passam mais horas do dia nas redes sociais, média de 4h22min, enquanto que os que possuem acima de 60 anos utilizam as redes em média 1h20min.

 

Em termos de escolaridade a média é maior entre os que possuem ensino superior. Já em relação à renda, a média se mantém em cerca de 3h entre os que recebem de 1 a 2 salários mínimos, 3h30min entre os que ganham de 3 a 5 salários mínimos nacionais, e cai para 2h entre os que recebem mais de 6 salários mínimos.

Estudantes, desempregados e empregados que trabalham sem carteira de trabalho assinada, são os que passam mais tempo utilizando as redes sociais.

Para além das redes sociais, este público tem uma relação maior com o mundo digital, especialmente atrelada à consulta ao Google. Quando tem uma dúvida ou problema comum em casa/trabalho ou quer uma dica, costuma buscar informações na internet.

Outra constatação da pesquisa sobre o comportamento digital dos gaúchos é que, quanto maior o tempo de utilização das redes sociais, maior o hábito de comprar produtos pela internet. E a tendência é que aumente a prática de realizar compras pela internet.

Dentro da tipologia de comportamento do consumidor utilizada pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, que classifica os consumidores em seis tipos, de acordo com seus hábitos de consumo, se identificou que os consumidores de tendência ou por impulso são aqueles que passam mais tempo nas redes sociais.

O tempo médio de utilização diária das redes no Rio Grande do Sul segue a tendência nacional. O Brasil é 2º em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais, média de 4h15min, segundo pesquisa da GlobalWebIndex, divulgada pelo Época Negócios em setembro de 2019.

Esses números, nos indicam muito mais que apenas o uso do tempo… Sociologicamente, desnudam a percepção de que o tempo passa mais rápido, de que faltam horas no dia para fazer todas as atividades/tarefas rotineiras… Acenam para a mudança de comportamento da sociedade, não só da relação entre as pessoas, mas também da relação de consumo, de práticas, desejos e expectativas.

 

Gisele Rodrigues. É a cientista social que conhece holisticamente o processo de investigação. Gerencia a equipe em termos de planejamento, execução e análise. Com mais de uma década de experiência em pesquisa, já coordenou os mais variados projetos quantitativos e qualitativos.

No Comments

Post A Comment

© 2016 IPO - Todos os direitos reservados